Seguidores

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TANGO UNDERGROUND - LA CATEDRAL


Ontem fomos em um lugar chamado "La Catedral". Um edifício histórico datado de 1880 que faz parte do patrimônio artístico e turístico do bairro de Almagro.
É um pavilhão com telhado de madeira com altura de 12 metros. Foi um silo de grãos e depois uma fábrica de laticínios recuperado pela cultura Argentina. 


Localizado no bairro de Almagro, é um edifício que fica entre as construções urbanas com aspecto de abandonado. Subindo as escadas deparamos com um local amplo, decorado totalmente com peças de reciclagem . Cadeiras, mesas bancos, sofás de todos os tipos e estado de conservação ladeiam uma pista de madeira iluminada por luzes coloridas. Nas mesas são distribuídas velas em castiçais que ajudam a compor o ambiente.





Quando chegamos estava terminando uma aula de tango com a professora Maria Palazon e enquanto aguardávamos a nossa, ficamos observando a aula e o clima de descontração do local.
Nossa classe com Virginia Ravenna e Sandro Nunziatta começou com salsa para sentir a transferência de peso (nunca tinha pensado nessa possibilidade). Com descontração foram passando para exercícios para sentir a condução através do corpo com o objetivo ensinar o abraço e a improvisação, caminhando livremente no sentido anti horário. Logo perceberam que nós dançávamos e procuraram corrigir como colocávamos os pés, e a direção de nosso corpo. Agora entendi porque em geral as mulheres dançam inclinadas com passos resistentes a condução do homem (mas é muito difícil mudar a forma de caminhar).
Enquanto acontecia a aula, as pessoas, em geral jovens, chegavam ao local. Ao término começou a milonga primeiro ao som de música mecânica e depois com um trio composto de dois violões e uma "cantante".
Foram novas sensações, novos ensinamentos e um lugar totalmente diferente de tudo o que vimos aqui em Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário